14 de abril de 2021 Medicina Preventiva

Cuidados com a saúde dos olhos

Os olhos estão sendo sobrecarregados com a rotina do "novo normal"

Muito se fala dos cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus, a saúde mental também é um assunto que está super em alta durante essa pandemia, porém como anda sua saúde ocular? Os olhos  também estão sentindo os impactos do “novo normal”.

Com o avanço da pandemia, a indicação foi que consultas e procedimentos eletivos (não urgentes) fossem adiados, em razão disso alguns cuidados com a visão foram para segundo plano.

Além dos exames de rotina não estarem sendo feitos na frequência indicada, quem trabalha ou estuda em casa está convivendo com uma exposição muito elevada às telas, tendo ainda o tempo de descanso dos olhos reduzido, pois não há um trajeto até a escola ou trabalho. Tudo é feito dentro de casa.

Para evitar a síndrome da fadiga visual, faça uma pausa a cada 20 minutos e olhe por 20 segundos para algo que esteja a cerca de 6 metros de distância de você.

“Até o nosso lazer foi reduzido a uma tela”, ressalta o diretor do Grupo Saúde e Prevenção, Fábio Souza. “Para evitar a disseminação da covid-19, o ideal é que todos permaneçam em casa, então o cinema virou a TV e o celular, que antes era um meio de comunicação apenas, hoje é ferramenta de trabalho e até de lazer”.

,