Saiba onde fazer o teste de HIV

Saiba onde fazer o teste de HIV

Os dados são alarmantes: de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 100 mil brasileiros são portadores do vírus HIV e não sabem. Descobrir o quanto antes a presença do vírus no organismo possibilita que o tratamento inicie antes mesmo que os primeiros sintomas apareçam, por isso a indicação é que todas as pessoas sexualmente ativas façam o teste anualmente. Hoje, 1 de dezembro, dia Mundial da Luta Contra o HIV é uma boa data para questionar: Você já fez o seu teste neste ano? Se não fez, e não sabe por onde começar, o Grupo Saúde e Prevenção te ajuda.

O Governo Federal criou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) para facilitar o acesso da população a testes rápidos não apenas de HIV, mas também das hepatites B e C, e sífilis. Espalhados pelo Brasil, os CTAs realizam exames gratuitos e os resultados, confidenciais, saem na hora.

Sobre a data

1 de dezembro foi escolhido para ser o Dia Mundial da Luta contra o HIV em 1987, pela Assembleia Mundial de Saúde, em união com a Organização das Nações Unidas, com o objetivo de alertar sobre a necessidade de prevenção e reforçar a solidariedade, tolerância e compaixão pelos infectados pelo vírus. Dados da Unaids apontam que quase 40 milhões de pessoas no mundo são portadores do HIV.

 

Serviço

Encontre o CTA mais próximo de sua casa:

http://www.aids.gov.br/pt-br/acesso_a_informacao/servicos-de-saude