Saiba qual é a máscara mais segura contra o coronavírus

Saiba qual é a máscara mais segura contra o coronavírus

Tardiamente reconhecida como a melhor forma de prevenção ao coronavírus, a máscara é a principal ferramenta de prevenção enquanto não há vacina contra a doença que causou a maior pandemia dos tempos atuais.

“No princípio, o foco foi evitar o contágio por contato, com campanhas excessivas sobre a importância de higienizar as mãos, porém o maior contágio desse tipo de vírus se dá justamente por via respiratória”, ressaltou biomédico especializado em vírus respiratórios pelo Instituto Adolfo Lutz e diretor do Grupo Saúde e Prevenção, Fábio Souza.

Agora, com tantas informações, fica difícil escolher qual máscara utilizar, não? Leia nossas dicas abaixo e faça a melhor escolha:

N95 – As máscaras profissionais são as que mais protegem, pois filtram até 95% das partículas do ar. A indicação desse modelo é para profissionais da saúde que estejam na linha de frente, no combate à doença.

Máscara cirúrgica descartável – Também tem alto índice de proteção e, assim como a N95, é indicada para profissionais da saúde. No dia a dia não é indicada, pois pode ser usada apenas uma única vez e seu descarte já está sendo encarado como um problema ambiental.

Máscara caseira de tecido duplo – A máscara feita artesanalmente em tecido duplo é uma opção mais indicada para o uso no dia a dia.  É o modelo que menos agride o meio ambiente, pois pode ser reutilizada após lavagem. “Além disso, economicamente é interessante para as comunidades, pois ajuda costureiras que tiveram sua renda comprometida com a pandemia”, ressalta o diretor do Grupo Saúde e Prevenção, Fábio Souza. Independentemente da máscara que você optar, lembre-se que ela é eficiente apenas se cobrir nariz e boca.